alistamento-militar-2011-2012-2013.jpgHoje em dia, conforme os jovens vão chegando perto dos 18 anos de idade, o medo ou ansiedade pelo alistamento militar é grande, para aqueles que conseguem escapar é um alívio, alívio também para aqueles que querem entrar para seguir carreira e conseguem.

mas como nem todos conseguem o que pretendem, muito acabam entrando frustrados e “perdem” um ano de suas vidas, mas como o alistamento militar pode ser uma coisa boa, se você foi convocado, nada melhor que tentar se esforçar ao máximo para sair tudo certo. Aproveite os momentos que estiver por lá, faça novas amizades e aprenda muitas coisas, você verá que sairá do quartel com outros olhos para o mundo, vamos dizer assim, “mais maduros”.

Para quem está pensando em se alistar para os anos de 2011, 2012 ou 2013 é bom ir se preparando e já se iterando do assunto. Para você saber, o alistamento militar é obrigatório em todo o território nacional e deve ser feito obrigatoriamente no ano em que você completa 18 anos.

Para se alistar, você precisa levar os seguintes documentos até a junta militar: Certidão de Nascimento, Identidade, Comprovante de Residência e Duas fotos 3×4 recentes. Depois de fazer o primeiro alistamento, o recruta recebe uma certidão dizendo que ele foi alistado, liberado e que ficará na reserva do governo federal ou que ele precisa passar por um exame médico, ou seja, um “pente fino” do alistamento.

Se você conseguir escapar deste pente fino, não tem mais volta, o contrário também é válido! Pessoas com deficiências ou problemas de saúde devem levar documentos que comprovem tal problema, de preferência laudos médicos atestando a fragilidade na saúde.

Você pode se alistar em diversos tipos de serviços diferentes como a Força Aérea, Marinha e no Exército, para quem deve se alistar no ano de 2011, o alistamento vai até o último dia útil de Abril, então corra que o tempo está acabando!

Uma dica para quem não está querendo se alistar e já está na idade: Você não poderá tirar passaporte, não poderá prestar concurso público e nem ser funcionário público. Estes são apenas alguns dos riscos que você corre ao não se alistar corretamente.

Se você ainda ficou com dúvidas, pode acessar o site do exército no endereço www.exercito.gov.br/web/ingresso/alistamento-militar